quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Barulho de água (Vote...)


Vote (ou não) em ...


Com as eleições municipais chegando, já estou contando os dias que faltam para me ver livre dos carros de som nas ruas, sempre estridentes e com muitos decibéis acima do tolerável, até em noites de domingo, e, claro, do horário eleitoral gratuito, também. No entanto, mais do que uma infinidade de produções baratas que todos somos obrigados a engolir, o período pode trazer motivos para darmos boas gargalhadas, seja com as formas de apresentações (slogans, jingles, vídeos, fotos e outras peças de marketing) quanto com as propostas da maioria. Como o tempo de cada um é muito exíguo devido à enxurrada de candidaturas e mal dá para falar o próprio nome, no caso de quem quer ser vereador, o limite entre a “sacada” e o ridículo é estreito. Há casos verdadeiramente tolos, cômicos ao extremo, um dó só. Por respeito e temendo ferir a legislação não vou mencionar nenhum caso atual daqueles que registrei -- um bom exemplo, já da campanha anterior, para cargos como o de deputado estadual e federal, é o do sujeito que surgia na telinha montado... em um avestruz! Desta forma resolvi divertir-me um pouco com a situação, inventando nomes e slogans, abaixo relacionados. Mas há uma exceção: quando bolei a frase abaixo me inspirei apenas no Natal a caminho, pensava em um candidato folclórico para minha galeria fictícia. Mas em Osasco... não é que há mesmo um candidato que se apresenta como “Papai Noel”?


Chega de palhaçada na política. Eleja a seriedade votando em Guto Arrelia.
Para começar a escrever uma nova história na cidade apague tudo e vote em Professor Álvares Cabral.
Para não errar na escolha, digite 74171 e aperte “Confirme” quando aparecer a foto do Walter Certinho.
Tião Padeiro: este põe a mão na massa e não enrola!
Se você quer evitar enganos nos próximos 4 anos, Tugen Godo é o cara!
Cansado de 0x0 na política? Com o Artilheiro na área, a vitória será sua!
A hora da renovação se aproxima, aposente os velhos políticos: Matusalém, 99999.
Chega de eleger caras de pau! Agora é a vez de Carlos Jequitibá.
Maria Amélia: a vez e a voz das mulheres na Câmara!
Quer um futuro melhor de presente para você? Papai Noel vereador!
Pastor Tavares: Não confie em milagres, mas tenha fé neste moço!
Não entre pelo cano! Para suas esperanças não irem para o ralo, Maurício Encanador respeitará seu voto...

Três ou mais linhas de prosa... e de poesia


O velho lago
mergulha a rã--
barulho d´água.

Este blog, cujo nome deriva do haicai de Matsuo Bashô, tem por objetivo a divulgação de crônicas e outros gêneros literários de minha autoria -- consulte também
http://www.poesiafeitaemcasa.blogspot.com e http://www.karumi.nafoto.net, outros trabalhos que assino. A cópia e reprodução dos elementos aqui contidos sem a devida autorização, por escrito, e sem estarem negociados direitos autorais e outras questões comerciais, sujeitarão o infrator a entendimentos com a lei.

Marcelino Lima



Marcadores

Arquivo do blog