sexta-feira, 4 de março de 2011


"Cantor bananeiro" lança primeiro CD no estilo "arrochanejo"

* Matéria, na íntegra, publicada na edição 970 do jornal Página Zero, em 4 de março, em Osasco


Wenilson Morais

Ivan Filho, pernambucano de Garanhuns, lançou seu primeiro álbum intitulado “É Show” volume 1, gravado ao vivo, cujo repertório conta com 8 músicas de sua autoria e outras 7 já consagradas por outros artistas tais como Leonardo (“Água de Coco”); Zezé di Camargo e Luciano (“Mexe Mexe”); Bruno e Marrone (“Não Tente Me impedir”) entre outros, em um gênero denominado ‘arrochanejo”. Segundo ele, trata-se de uma mistura entre o forró, que de acordo com o ritmo e maneira de dançar é popularmente conhecido por ‘arrocho’; e o sertanejo, ritmo muito apreciado no Brasil.
Ivan é casado, pai de três filhos e mora em Osasco há 18 anos. Desde então, tem atuado como vendedor de banana, daí seu apelido artístico de “cantor bananeiro”, e também vende mandioca, em frente a um supermercado no bairro do Jardim Santo Antônio, zona Sul de Osasco. O artista explica que desde menino gostava de cantar, e que essa paixão, ao ser externada em seu local de trabalho - sua banca - acabou por chamar a atenção da freguesia, que a partir disso começou a cobrar-lhe algo mais concreto. “A ideia de cantar começou aqui no meu trabalho; eu cantava todos os dias e as pessoas começaram a incentivar e pedir que eu levasse isso à frente, e isso foi o que fez com que eu tentasse e, graças a Deus, conseguisse gravar meu primeiro CD”, contou o cantor.
O CD é vendido em sua banca pelo valor de R$ 8,00. “Aqui, como eu conheço todo mundo, eu vendo até fiado; o importante é divulgar minha música”, brincou o cantor que vendia sua mercadoria e seu CD enquanto cedia entrevista.
A maioria de suas composições é baseada em fatos cotidianos, com temática de amor, de decepção, de desabafo, de histórias que acredita serem vividas por muitos; e ainda menciona que é muito difícil produzir arte sem nenhum tipo de patrocínio, como é o caso de seu CD que foi gravado a partir de recursos próprios. Ele também atenta à necessidade de ter um empresário que possa o apresentar ao cenário musical, conseguir shows entre outros eventos artísticos, já que o único lugar onde se apresenta é sua barraca, enquanto trabalha e atende aos clientes: “aqui é meu palco, é minha casa de shows, aqui eu vendo, aqui eu canto para o público, e eu fico contente, pois o povo gosta da minha música”, declarou Ivan.
O músico também falou que mesmo com essas dificuldades, seu álbum tem tido boa repercussão, inclusive fora do Estado, como em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Sergipe, Alagoas, Piauí, entre outros estados. A intenção do artista é a de tentar gravar o segundo álbum
até o final deste ano.

Três ou mais linhas de prosa... e de poesia


O velho lago
mergulha a rã--
barulho d´água.

Este blog, cujo nome deriva do haicai de Matsuo Bashô, tem por objetivo a divulgação de crônicas e outros gêneros literários de minha autoria -- consulte também
http://www.poesiafeitaemcasa.blogspot.com e http://www.karumi.nafoto.net, outros trabalhos que assino. A cópia e reprodução dos elementos aqui contidos sem a devida autorização, por escrito, e sem estarem negociados direitos autorais e outras questões comerciais, sujeitarão o infrator a entendimentos com a lei.

Marcelino Lima



Marcadores

Arquivo do blog