terça-feira, 9 de novembro de 2010

Barulho d´água (De A a Z Lado A)

De A a Z (Lado A)

Caros amigos e leitores:Publico, abaixo, lista indicativa para quem curte música brasileira de qualidade conferir e conhecer. São álbuns de vários estilos que eu tenho em meu tocador de MP3. De vez em quando, vou renovar as dicas e, a quem se interessar, posso informar onde comprar ou como baixar cada um destes álbuns.
Amor Certinho, Roberto Guimarães e convidados
Bicicleta, Boca Livre
Casa de todo mundo, Mario Seve
Dança das rosas, Consuelo de Paula
EmCantos Geraes, Márcio Lott e convidados
Fulejo, Dércio Marques
Gereba convida, Gereba e convidadas
Histórias de cada canto, Tarumã
Interiores, Argonautas
Já tô te esperando, Edu Ribeiro
Kleiton e Kledir, Kleiton e Kledir, Minha História (1995)
Levante, Trio Carapiá
Meu Brasil Brasileiro, Choro das 3
Na paleta do pintor, Tânia Grinberg
Objeto Sonoro, Juarez Machado e Grupo Muda
Quando o canto é reza, Roberta Sá & Trio Madeira Brasil
Rosas para João, Renato Motha & Patrícia Lobato
Sabiá, Paula Santoro
Tocando para o Interior, Nailor Proveta
Unplugged, Gilberto Gil
Viva Elpídio, Oswaldinho e Marisa Viana
Xiló, Zé Modesto
Yamandu, Yamandu (Eldorado)
Zaparilha, Maurício Novaes

Barulho d´água (Mandinga)

Mandinga

Era um dia daqueles em que nada dá certo e resolveu ir até a encruzilhada para verificar se lá não haveria algum despacho preparado contra ele. E se houvesse a mandinga deveria ser das mais fortes, pois, já antes de sair de casa, o vidro de perfume, francês e legítimo, escapou-lhe das mãos e ploft!, espatifou-se no banheiro! Antes do almoço, no trabalho, o micro só travava, amarrando o expediente, que, ah, justamente às quintas-feiras, costuma ser ainda mais puxado. À hora da refeição, a gota d’água: o jiló, cozido na véspera pela esposa, azedara. Decidido, após engolir tudo às pressas, pegou o automóvel. Só para ir esgrimiu contra 13 quilômetros de caótico trânsito, 31 graus, sem direito ao mínimo bafejo, indicado em um enorme termômetro digital que fazia propaganda de banco. Mas estava resoluto para alcançar a encruza, lá dar uma bicuda de esquerda (conforme rezam as orientações contra macumbas), chutar sem dó o maldito ebó e, depois, sossegado, curtir uma tarde mais agradável, sem surpresas ou aporrinhações. Ainda bem antes de chegar ao local pretendido, entretanto, deparou-se com a placa “Obras, desvio!”. De novo grunhiu impropérios, agora dirigidos à mãe de alguém, mas parou ali mesmo e prosseguiu a pé. Alcançando, enfim, a encruzilhada, no local constatou: ao invés de galinha preta, velha vermelha, a foto dele dentro da boca amarrada do sapo, ou sortilégios de qualquer corrente maligna arrebentava em flor um ipê rosa! Ergueu as mãos para o céu, benzeu-se. Desfeita a cisma, beijou demoradamente a árvore e pensou até em se aliviar à sombra dela já que a comida mal mastigada pesava-lhe no estômago, o que só não fez porque julgou que seria uma heresia.
Pegou o caminho de volta até o carro, aliviado, embora seguisse lamentando ter deixado dentro do veiculo óculos contra sol e boné que o protegeriam daquele calor infernal de começo de novembro. Chegou meia hora depois ao automóvel, empapado de suor, com sede, mas dava graças a Deus por nada existir contra ele na encruzilhada. Para aumentar a própria felicidade, acabara de mijar, olimpicamente. Deu a partida para voltar à vaca fria assobiando os chorinhos que tocavam a bordo e sequer notou, repousando no parabrisa, o papel amarelo, cinco pontos na carteira de habilitação por ter estacionado atabalhoadamente em local proibido, quando, irritado, apeara do carro na altura do desvio.

Três ou mais linhas de prosa... e de poesia


O velho lago
mergulha a rã--
barulho d´água.

Este blog, cujo nome deriva do haicai de Matsuo Bashô, tem por objetivo a divulgação de crônicas e outros gêneros literários de minha autoria -- consulte também
http://www.poesiafeitaemcasa.blogspot.com e http://www.karumi.nafoto.net, outros trabalhos que assino. A cópia e reprodução dos elementos aqui contidos sem a devida autorização, por escrito, e sem estarem negociados direitos autorais e outras questões comerciais, sujeitarão o infrator a entendimentos com a lei.

Marcelino Lima



Marcadores

Arquivo do blog