sexta-feira, 26 de março de 2010

Barulho d'água (O tigre e a andorinha)

O tigre e a andorinha
(Para Vivian Avellar)


Em uma das mãos abrigava um tigre, na outra, uma andorinha. Fechou-as, cruzou-as sobre os punhos, propôs um jogo à amiga: escolhe andorinha ou tigre? Ela escolheu o felino. Ao ser aberta a mão direita, no semblante dela se desenhou uma ponta de decepção. “Você pode não estar vendo o tigre por que ele tem algumas listras no dorso não muito bem definidas, mas poderá contemplá-lo por outro ângulo”, disse o rapaz. “Note que os olhos têm o brilho de mil tochas acesas, e, coragem, pode tocá-lo, acaricie-o e sentirás que o pelo dele tem a suavidade da mais nobre seda oriental”, prosseguiu. “Este animal é especial, faz parte de uma espécie já quase extinta, que tem hábitos solitários e costuma habitar as escarpas geladas do Himalaia. Os aldeões, inclusive, atribuem ao gato poderes. Agora mesmo, por exemplo, é possível que esteja invisível para que não seja incomodado e possa manter-se em sua quietude habitual, meditando. Ou, como também tem a agilidade das panteras, mais a leveza das andorinhas, pode simplesmente ter batido asas e voado para o pé da montanha.” Ela balançou a cabeça levemente, sorriu ligeiramente, concordou por diplomacia. Mais tarde, saindo à varanda, encontrou pegadas de um grande animal e flocos de neve. No beiral uma andorinha contemplava o sol caindo no horizonte.
..

Um comentário:

Anônimo disse...

entre no link

http://letras.terra.com.br/promocoes/7anos/49695/

Três ou mais linhas de prosa... e de poesia


O velho lago
mergulha a rã--
barulho d´água.

Este blog, cujo nome deriva do haicai de Matsuo Bashô, tem por objetivo a divulgação de crônicas e outros gêneros literários de minha autoria -- consulte também
http://www.poesiafeitaemcasa.blogspot.com e http://www.karumi.nafoto.net, outros trabalhos que assino. A cópia e reprodução dos elementos aqui contidos sem a devida autorização, por escrito, e sem estarem negociados direitos autorais e outras questões comerciais, sujeitarão o infrator a entendimentos com a lei.

Marcelino Lima



Marcadores

Arquivo do blog