quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Barulho d´água (O fantasma de olhos verdes)

O fantasma de olhos verdes*
O menino revelou-me, como quem guardasse segredo há tempos, que todas as noites recebe um fantasma de olhos verdes. E, com o espectro, faz origamis, brinca de jogo da memória, roda pião, atira aviaõzinhos de folha de caderno pela janela, entre outras atividades. Durante os encontros, recomenda ao amigo do além falar e rir baixinho para não acordar ninguém da casa -- sobretudo, o gato Bankô, que já anda desconfiado da ilustre visita todas as madrugadas no quarto do dono, e se põe a miar com os pelos eriçados quando ambos perambulam pela cozinha nas pontas dos pés, interessados nas guloseimas que tem na geladeira. Acreditei na história. Tenho visto aviãozinhos repousando nos telhados vizinhos, potes vazios de iogurte aqui e acolá, objetos e brinquedos mal arrumados, ou, fora do lugar ao amanhecer. Mas, recomendei ao garoto: examine-os bem, verifique se são mesmo verdes os olhos da tal alma penada, pois desconfio que sejam lentes de contato, já que, na minha infância, todos os caras evanescentes que eu conhecia tinham apenas meninas pretas -- isto quando as tinha, ao invés de buracos nas regiões oculares. Dias depois, contou-me que aceitou minha sugestão. Então, surpreendendo-o, o fantasma tirou os olhos e entregou um deles ao amiguinho, propondo com um largo sorriso: topas uma palma-esteca?

Inspirado em poema de Mário Quintana publicado no livro Sapato Furado.

Nenhum comentário:

Três ou mais linhas de prosa... e de poesia


O velho lago
mergulha a rã--
barulho d´água.

Este blog, cujo nome deriva do haicai de Matsuo Bashô, tem por objetivo a divulgação de crônicas e outros gêneros literários de minha autoria -- consulte também
http://www.poesiafeitaemcasa.blogspot.com e http://www.karumi.nafoto.net, outros trabalhos que assino. A cópia e reprodução dos elementos aqui contidos sem a devida autorização, por escrito, e sem estarem negociados direitos autorais e outras questões comerciais, sujeitarão o infrator a entendimentos com a lei.

Marcelino Lima



Marcadores

Arquivo do blog